Com a TPM...calma, a revista!

08:42 Raquel 0 Comments

Mandei esse texto para a revista, mas curti tanto que resolvi postar aqui também.

Há 8 anos, eu era uma guriazinha (quase) inocente de apenas 11 anos. Não me lembro muito daquele ano, só que as Torres Gêmeas do World Trade Center caíram e que eu não tinha nem bunda, nem peito e nem nada. Não que hoje, no auge de meus 19 anos, seja muito mais experiente, mas pelo menos estou mais encorpada.

Sempre tive curiosidade de ler a TPM, mas me faltavam oportunidades, já que nos consultórios médicos e cabeleireiras só tinham aquelas velhas revistas com táticas perfeitas para se perder 10 quilos em 2 dias, e olha que eu sei bem do que estou falando porque minha mãe é cabeleireira. Cresci dentro do salão ouvindo as mulheres reclamarem, ora porque seus cabelos eram muito encaracolados, ora porque eram muito lisos. Reclamavam dos maridos, dos filhos, da celulite, de serem mal-amadas, de serem pressionadas, de serem abandonadas, de não saberem cozinhar. Minha mãe costuma dizer que com o passar dos anos, ela não é só cabeleireira, mas passou a exercer a profissão de terapeuta, conselheira e, convenhamos, depois de 35 anos fazendo isso, não dá pra duvidar.

Pois bem, dessa vez consegui ler a TPM e, quem diria, pela mão de um homem, meu chefe. Já comecei com a edição de aniversário!Uma das principais matérias que queria ler (além, claro, do lindo-tudo-de-bom-healthy-educado Rodrigo Santoro) era sobre a culpa. Como disse anteriormente, ouvi muitas queixas de culpa e proferi várias como mulher perfeitamente imperfeita que sou. Sou, me sinto e sempre serei culpada e, me desculpe (olha ela aí!) mas acho que não me livrarei da bendita tão cedo. As minhas culpas, no momento, variam de não ir na academia, passando por não ter entrado na faculdade ainda, até me comprometer a ajudar mais em casa. O fato é que, como foi dito na reportagem, a culpa vem do pecado e o pecado veio da mulher, horrível! 

Nos sentimos culpadas por sermos bem sucedidas, por ganhar mais que o marido, ou seja, quando deveríamos nos sentir maravilhosas, nos sentimos um lixo. E não adianta dizer que é só coisa de homem machista porque todo mundo sabe que tem um tanto de mulheres machistas por aí também, daquelas que acham certo marido bater na mulher, caso ela tenha deixado de fazer janta, daquelas que ainda acham que prazer sexual é coisa de homem e que mulher só serve mesmo é pra ceder o “espaço” que o cara precisa para se satisfazer e se sentem culpadas e sujas por, algum dia, terem sentido um pouquinho de prazer. As mulheres “modernas” se sentem muito mais culpadas porque fogem do padrão casa-comida-roupa-lavada-filho-na-escola ou porque são muitas em uma só. Eu defendo a modernidade, mas acho que estou me sentindo um pouquinho culpada, caso tenha ofendido o modo de vida de alguém.

Depois da sessão desabafo, gostaria mesmo é de dar os parabéns pelo aniversário e principalmente pela qualidade e sinceridade das matérias, a cada página é um chacoalhão para largarmos a culpa de não termos emagrecido 2 quilos para o verão ou de não seguirmos as regras de como deixar nossos namorados loucos na cama. TPM é a revista de como ser você mesma, ainda bem, porque ultimamente temos esquecido como sermos mais nós do que quem querem que sejamos. Deu pra entender?

Raquel

0 comentários: