Love & War & the Sea in Between – Josh Garrels

03:30 Raquel 0 Comments


A música não tem cor, não tem cara. Não distingue Deus de Maomé; Iemanjá de Buda. Não divide republicanos de democratas. A música é um movimento puro de vertentes únicas. A música existe para elevar a alma em um patamar desconhecido pela realidade.

Por isso, ao me deparar com os vídeos extraídos de um documentário chamado "The Sea in Between" - que traz o artista Josh Garrels em performances ao vivo, em locais paradisíacos na Ilha de Mayne - comprovei o poder da música. Até então, não conhecia Josh Garrels, mas fiquei encantada com sua voz, presença e entrega da banda que o acompanhava. E foi aí que meu mundo parou. Descobri que o Josh, na verdade, é um cantor cristão. Algumas de suas músicas trazem temas muito abordados pelo cristianismo, como na linda “Pilot Me” em que ele discorre sobre a presença de um Deus que “pilote” a sua alma caso ele sucumba.

Aí é que está, não sou religiosa, não tenho religião definida e, por vezes, rejeitei música cristã por achar “endeusadora” demais. Mas claro, o universo e suas conspirações precisavam pregar essa peça em mim e me fazer pagar a língua. Josh Garrels me encantou exatamente com a “Pilot Me”, a única das músicas exibidas pelo canal da Mason Jar Music que tem essa “pegada cristã”. E me rendi. Aliás, se for ver, já tinha me rendido à música gospel que deu origem ao Rock, lá nos anos 50, mas essa é outra história.

Os vídeos me deixaram de cara e fui pesquisar para entender melhor o que era esse “The Sea In Between”. Mas antes de explicar o que é, acho melhor entendermos o que é a Mason Jar Music. A MJM é uma produtora de audiovisual e um coletivo criativo com sede em Brooklyn, NY. Segundo eles, “procuramos combinar ferramentas digitais acessíveis do século 21 com a experiência e as verdadeiras filosofias do processo analógico e artesanal para criar áudios e vídeos de alta qualidade”.

Seguindo esses moldes, a Mason Jar Music teve a ideia de convidar o Josh Garrels e sua banda para gravar um álbum audiovisual na Ilha de Mayne, no Canadá. A intenção era que fosse gravado um álbum orgânico, todo ao vivo em um canal só. Todo esse processo deu origem a um box com CD  "Love & War & The Sea in Between" e DVD do documentário chamado "The Sea in Between", para que as pessoas possam ter uma experiência completa. O intuito é oferecer aos consumidores de música um novo formato de álbum em uma era em que as pessoas pouco consomem CDs.

Em declaração no site do projeto, a MJM diz: “Esperamos dar ao público a oportunidade de fazer parte do processo, de conhecer Josh e o time da MJM, e sentir-se incluído, para investir no futuro de Josh e da Mason Jar Music. Acima de tudo, esperamos que este filme incentive os consumidores casuais a acompanhar e apoiar o trabalho e desenvolvimento de artistas que acreditam em como constroem carreiras em face da mudança de cenário”.

É isso, nada de novo na verdade. Alguns canais independentes no Youtube fazem isso a bastante tempo, mas acho que a minha intenção nem era mostrar o produto, mas o processo e a paixão desse grupo em fazer música boa, daquelas que nos “rouba” da realidade e nos tira do chão por alguns minutos. Daquelas que nos arrepiam.

Deixo vocês com o trailer do “The Sea In Between":
Trailer:


The Sea In Between, Josh Garrels
Ano: 2012

Produzido por: Mason Jar Music

0 comentários: